Todos já passamos por um momento: “daqui pra frente eu vou fazer academia, comer direito, começar a ler diariamente e acordar mais cedo”. O que será que deu errado?
O princípio da Evolução Gradual diz:
Progredir de forma gradual em direção a um objetivo é o único caminho possível para atingir esse objetivo.
Tentar fazer grandes mudanças na sua vida de uma só vez, sem um motivador forte o suficiente, é a receita certa para a frustração. A pressa e imediatismo não vão te levar aonde você quer chegar.
As mudanças instantâneas
Você possui hábitos, comportamentos e traços da sua identidade que foram construídos pouco a pouco desde que você nasceu. Você é quem você é por uma infinidade de fatores biológicos e circunstanciais.
Toda transformação começa com uma decisão (consciente ou inconsciente), mas a mudança vai muito além de uma simples escolha. Dificilmente essa grande transformação vai acontecer instantaneamente.
Nós superestimamos nossa capacidade de execução diária e subestimamos o que é possível fazer em um ano. Assim surge a ideia de mudar de vida de uma hora para a outra. Somos imediatistas e temos um senso de capacidade diária inflada.
Não basta desenvolver o hábito de leitura, você quer ler 20 livros por ano. Não basta deixar de ser sedentário, você quer ir a academia 6 vezes na semana. Não basta dormir e acordar 1 hora mais cedo, você quer acordar as 5h da manhã e ir correr. Não basta cortar o refrigerante, você quer uma dieta completamente nova.
O que será que acontece quando você tenta fazer todas essas mudanças ao mesmo tempo? Você abandona a grande maioria delas e se frustra — o que gera maior resistência ao tentar novamente no futuro.
Vão existir exceções, mas geralmente são motivadas por consequências severas. Para a grande maioria de nós, a evolução gradual é o único caminho.
Pequenos progressos regulares
Progredir em pequenos incrementos é a forma mais rápida e eficiente de atingir algum objetivo. É muito mais fácil manter a constância aplicando o princípio da Evolução Gradual.
“Atividades ordinárias, feitas de forma consistente, levam a resultados extraordinários.” – Matthew Hussey
Vá com calma, crie um hábito, aí crie outro, perca um hábito ruim, ajuste os detalhes. Os resultados serão atingidos mais facilmente se você expandir a sua janela temporal de autoavaliação.
Você vai ver resultados mais rápidos e duradouros do que se tivesse tentando transformar toda a sua vida de uma só vez.
Construindo a vida que você quer, gradualmente
Você não vai conquistar seus objetivos da noite pro dia. Até mesmo definir os seus objetivos é algo que pode levar algum tempo.
Comece a aplicar a Gestão Ativa na sua vida (Princípio #1). Entenda a sua situação atual e assuma a responsabilidade por onde você está e por chegar aonde você quer.
Fragmente os seus grandes objetivos e metas em Tarefas Atômicas (Princípio #2) e torne a execução deles algo palpável.
Defina e ordene o que será feito no Dia Seguinte (Princípio #3) para fazer com que o seu dia a dia gere progresso na direção que você quer.
Priorize seu foco principal em cada etapa do caminho e Evolua Gradualmente (Princípio #4) para evitar que você se sobrecarregue e, consequentemente, desista. Tentar fazer muito ao mesmo tempo é a receita para frustração e garante que cada área de foco fique estagnada.
De forma resumida:
- A Gestão Ativa te insere no caminho de definir e atingir os seus próprios objetivos.
- Tarefas Atômicas possibilitam a execução desses objetivos.
- O Dia Seguinte torna a execução diária.
- A Evolução Gradual define prioridades e te mantém no caminho.
Botando em prática
Duas ferramentas ajudam a manter o princípio da Evolução Gradual em funcionamento.
A primeira é a pergunta “para o que eu estou otimizando?”. A resposta dessa pergunta vai dizer se as suas ações refletem o que você definiu como objetivo.
Para o que você está otimizando? Ganho financeiro? Qualidade de vida? Prazer? Levar uma vida moderada?
A segunda ferramenta é um sistema de priorização de curto e médio prazo: ICE (Impact, Confidence, Ease). O framework ajuda a visualizar as diferentes possibilidades e pontuar de 1 a 10 de acordo com:
- Impacto: qual é o impacto de priorizar essa frente de atuação agora?
- Confiança: quão certo você está que essa frente de foco vai funcionar/gerar impacto?
- Facilidade: quão fácil é a execução?
Depois de você definir seus objetivos, várias possibilidades de por onde começar e o que executar vão estar disponíveis. A soma de cada uma das pontuações do ICE, para cada possibilidade, te ajuda a definir o que deve ser feito antes. Frentes de foco com maior pontuação devem ser priorizadas.
Se você considerar que tem muitas prioridades, refaça o exercício e analise com calma até conseguir definir poucas áreas de foco.
Modelos em diferentes formatos que você pode utilizar:
- Sheets
- Whimsical/Miro
Defina suas prioridades do momento e comece a executá-las, gradualmente. Só depende de você.