Os Diferentes Tipos de Projetos

Os projetos podem assumir formas diferentes dependendo de sua natureza e propósito, mas todos compartilham a necessidade de estrutura e clareza.

Vamos explorar dois principais tipos de projetos — Contínuos e Pontuais — e como eles podem ser usados e organizados dentro do Asana.

Projetos Contínuos

Os dois projetos contínuos mais comuns são algo como “Pessoal” e “Trabalho” ou o nome da sua empresa.

Você pode ter quantos projetos contínuos quiser, mas tome cuidado para não pulverizar muito, criando por exemplo “Saúde”, “Estudos”, “Leituras”, etc. Essas categorias podem ser condensadas dentro de um projeto contínuo “Pessoal” e ter suas próprias separações internas.

Projetos Pontuais

Um serviço que você vai prestar repetidas vezes ou mesmo um processo longo que vai ser repetido de tempos em tempos pode ser um Projeto Pontual.

Na minha agência de criação de sites, temos o Projeto Pontual “Template de Criação de Site”. Para cada cliente esse projeto é duplicado e ajustado de acordo com as necessidades específicas do projeto.

Vale pontuar que os Projetos Pontuais sempre serão iterados e melhorados para atender ao maior número de requisitos possíveis. Se uma falha foi identificada durante a execução de um projeto, o modelo do Projeto Pontual deve ser atualizado.